SEGURANÇA PÚBLICA – Objetivando capacitar os Policiais Militares e Policiais Civis a gerenciar a ordem pública orientado pela filosofia de polícia comunitária, bem como capacitar as Lideranças Comunitárias para atuarem em conjunto com os órgãos de segurança na busca da Paz Social por meio da participação comunitária com atuação direta na filosofia de polícia comunitária e mobilização social de outras lideranças comunitárias.
Iniciou-se na segunda-feira passada, 10, com término dia 14 (sexta-feira) do corrente mês, o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. O mesmo está acontecendo no auditório do Quartel da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Araguatins-TO.
Estão participando ativamente, Policiais Militares, Policiais Civis, e integrantes da comunidade interessados pelo curso. Representando a Igreja Evangélica Assembléia de Deus (CIADSETA), está o presbítero Humberto Santana (Dirigente da Congregação Cristo Vive-Povoado Transaraguaia/Araguatins), Escola Evangélica Daniel Berg, pela Diretora de Finanças, Cecília Costa Duarte Leite.
Polícia Comunitária, é uma filosofia que proporciona uma parceria entre a população e a polícia, com o objetivo de identificar, priorizar e dar solução a problemas existentes nas comunidades, como o crime, o medo do crime, drogas e desordens, a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade.
O curso tem carga horária de 40 horas/aulas, funciona pela manhã (08h00-11h15) e tarde (14h00-17h15) em blocos de 02 (dois) tempos, com duração de 45 minutos cada.
São desenvolvidas atividades em grupos, Dinâmicas e Estudos de Casos. As disciplinas são: Relações Interpessoais, Direitos Humanos, Mediação de Conflitos, Polícia Comunitária, Mobilização Social e Gestão pela Qualidade na Segurança Pública.
Os professores convidados para a ministração do curso são membros da sociedade civil e militar, com profundo saber sobre a disciplina conforme exigências estabelecidas pela Secretaria de Segurança Pública. Os docentes dessa 6ª turma em Araguatins, são oriundos de Palmas-TO.
Informações, Pastor Deuramar e fontes da internet.