O pastor Neidivaldo de Sousa Rocha, líder da congregação Monte Sinai em Araguatins, foi o ministrante da Palavra de Deus na primeira cruzada evangelística realizada na noite deste sábado, 11, no povoado Transaraguaia promovida pela congregação Cristo Vive dirigida pelo presbítero Francisco da Silva Alves.
Pastor Neidivaldo com base no evangelho de Marcos no capítulo 6 e o versículo 3, falou sobre: “Quando Ele Andava”, enfatizando o andar de Jesus frente aos milagres realizados por Ele durante seu ministério.
O Co-Pastor da igreja, Pr. Deuramar Ribeiro juntamente com o secretário de Missões, presbítero Bolivar Dias, demais membros da igreja e dirigentes das congregações da cidade acompanhados de seus membros estiveram no evento. O louvor teve a participação do coral de irmãs da congregação local, cantora Crisleany e Joabe Nunes.
Ao término do culto houve decisão de uma pessoa que a frente do altar veio confessando a Cristo como Salvador.
De acordo com a agenda do ano, a próxima cruzada acontecerá no dia 22, quarta-feira, no setor popular, organizada pelo pastor João Gomes dos Santos, dirigente da congregação Monte Horebe. (Fotos: Cecília Duarte e Hévelyn Sâmea)
No espaço do Café Literário da FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins, nessa segunda-feira, 09, acontece às 19 horas, a palestra “Gurupi – uma historiografia crítica”, com o escritor e jornalista Zacarias Martins.
O autor diz que em sua palestra procura lançar um olhar crítico sobre as acontecências de alguns fatos pitorescos que marcaram a história de Gurupi nos últimos 30 anos.
“Em nosso dia-a-dia fazemos a história do lugar onde vivemos, mas é muito comum não nos apercebermos disso. Como cronista procuro retratar a minha visão crítica dos fatos, principalmente, aqueles que têm nuances hilárias, fazendo questão de não permitir que caíssem no esquecimento”, afirma Zacarias Martins.
A palestra de Martins tem por base o seu livro “Histórias da História de Gurupi”, publicado em 2008 e que por duas vezes foi indicado para o exame vestibular do Centro Universitário Unirg.
Sobre sua contribuição às letras tocantinenses, o amigo e também escritor Osmar Casagrande atesta que Zacarias Martins dá um salto sobre a hipocrisia e desvenda práticas que se mostram às vezes inocentes, às vezes tolas e algumas vezes completamente antidemocráticas e mesmo criminosas.
“Nos textos produzidos por Zacarias Martins temos a viagem do escritor que observa os lances da realidade com olhos críticos de sonho, mas também temos a crítica orientada pelo trabalho do jornalista com sua realidade, sua cidade, seus concidadãos, afirma Casagrande.
SOBRE O AUTOR
Poeta, jornalista, cronista e ativista cultural, Zacarias Martins é autor de sete livros publicados e tem participação em dezenas de antologias literárias pelo País afora. Também possui composições gravadas pela dupla Iray & Irabel, de Paraíso do Tocantins, e do cantor Palmares, de Gurupi. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. No ano passado produziu e dirigiu o documentário “Palmares – o cantador de cordel”. É co-fundador das Academias Tocantinense e Gurupiense de Letras e Senador da Cultura, representante do Tocantins no Congresso de Cultura Latina.